Bull quê???

Bullying Fóruns Bullying Fui vitima de bullying Bull quê???

David José Monteiro
Convidado

Olá Joana, olá a todos.

Na altura que mais sofri com o que os outros diziam e mais com o que os outros pensavam, ainda não chamávamos de nomes a nada do que nos faziam. Éra apenas o mais fraco. Obeso, grande, inteligente e com boas notas, amado por alguns professores, odiado por outros… tudo era motivo e pretexto para mais uma cena de humilhação pública. Os grupos de rapazes que chamam de nomes, que gozam em voz alta, que riem quando passamos, que insultam apenas por respirar e existir.
O refúgio em casa e nos estudos para mostrar que se tem valor. A inércia em sair para locais públicos com medo da observação…
Cenas de muitos episódios, que não sabia que iriam ter efeitos mais a longo prazo do quea curto prazo.

Indiferença, desconhecimento, insensibilidade, desinformação, egoísmo, sei lá… Os efeitos sentem-se. Desconfiança, medo, revolta, egoísmo, e por aí.

Agora sei que a isto, dentro de muitos mais contornos, se chama de bullying. Chamar “isto” de “nomes” já é um princípio para se passar a intervir e a prevenir (o mais difícil).

Perdoêm-me os profissionais. O Bullying não vai acabar nunca. As diferenças naturais entre ‘nós’, as diferenças sociais, a cultura ou a falta dela, os preconceitos familiares… vão continuar a existir. O culto do ‘ego’ e do ‘egoísmo’, a sensação de superioridade, serão afirmações cada vez mais frequentes, que implicam dominantes e, necessariamente, dominados.

Os efeitos em mim… dificilmente serão dirimidos. Foram muitos anos. Mas se puder ajudar alguém, a conversar, a desabafar, a sofrer com partilha… disponham. Ajuda muito.

Hoje também tenho 22 anos… Sou já profissional daquilo com que sempre sonhei. Sou, até agora, bem sucedido.
Quando cheguei a pensar que eu estava proibido de sonhar!
Afinal sonhar não é proibido. É urgente. É necessário. Acontece.

A não perder